Beiriz
Beiriz Paróquia Antiga da Póvoa de Varzim

Beiriz é uma zona da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, inserida no município poveiro. Paróquia muito antiga, foi também uma antiga freguesia civil com estatuto administrativo entre 1836 e 2013.

Beiriz teria tido uma necrópole na época Romana, tendo sido encontrados um cipo votivo ao deus Marte e um pedestal a Cornélio. O local tem origem numa villa medieval denominada Villa Viarizi, conforme um documento de 1044. É uma paróquia que já existia no século XI com o título “Sancta Eolalia de Viariz”, sendo que, a partir do século XVI, é classificada como Abadia da Mitra. Os abades saiam do alto clero, da fidalguia bracarense; um dos últimos é D. António da Fonseca Moniz, Bispo do Porto.

Varzim era, desde a fundação do condado portucalense, um vasto território feudal com autonomia administrativa e militar, uma honra de cavaleiros, abarcando todo o território desde a costa aos montes de Laundos e Terroso. Até 1836, Beiriz era por isso uma paróquia no termo de Barcelos, mas, entre 1836 e 1853 foi anexada, como freguesia civil, ao concelho de Vila do Conde, passando a partir dessa data para o concelho da Póvoa de Varzim.

A igreja actual, Igreja Paroquial de Beiriz, data de 1872 e foi financiada, em grande parte, por emigrantes no Brasil. É um dos pontos de interesse da região. Registo também para a periferia urbana do local, que se nota pelas villas românticas, onde se poderá observar a aqueduto de Santa Clara percorrendo os campos. Por fim, uma referência à fábrica de tapetes de Beiriz, produtos de artesanato rústico em lã, que se celebrizaram pelo chamado “ponto de Beiriz”, mas também pelo “ponto estrela” e pelo “ponto zagal”. A característica mais notável do tapete de Beiriz é o desenho do tapete manter-se quando este é virado do avesso. Estas peças de artesanato são produzidas em teares 100 por cento manuais, num processo trabalhoso e extremamente minucioso, que envolve grande pericia.

Pin It on Pinterest

Share This