Laundos
Laundos Freguesia da Póvoa de Varzim

Laundos, uma das freguesias da Póvoa de Varzim, provém de Montis Lanutus. Paróquia antiga, já existia no século XI. Conhecida por se localizar no extremo da Légua da Póvoa, e dado que não se sabe ao certo onde começa esta légua e que tamanho tem, a expressão “tamanho da légua da Póvoa” passou a ser uma expressão portuguesa usada para algo com uma medida grande e da qual se duvida. Durante a época feudal, o monte aparece referenciado como subtus mons Lanudos, o limite territorial administrativo e militar de Villa Verazim, a Póvoa de Varzim moderna.

Encontra-se na freguesia de Laundos o monte de São Félix, o monte mais alto do município poveiro. Trata-se de um monte religioso de culto ancestral, onde, no sopé, acontece uma das maiores manifestações de cariz religioso da Póvoa de Varzim, a Peregrinação Arciprestal a Nossa Senhora da Saúde, que junta cerca de trinta mil devotos, romaria que percorre uma distância de mais de 7 quilómetros entre a Igreja Matriz da Póvoa de Varzim e o Santuário da Nossa Senhora da Saúde, em Laundos.

O povo acredita que neste monte viveu outrora o eremita São Félix, responsável por ter encontrado o corpo de São Pedro de Rates, primeiro bispo de Braga, que terá dado origem à Igreja de S. Pedro de Rates e justificado a primazia de Braga, em termos religiosos, na Península Ibérica. O monte possui vários elementos religiosos, com o Santuário da Senhora da Saúde no sopé e a Capela de São Félix no cume, ligadas por um escadório ajardinado pela encosta do monte; quando cai a noite, o escadório é iluminado, o que é facilmente visível a partir da cidade, aumentando assim o carácter religioso do monte e a sua presença na comunidade. Existe ainda a pequena Capela da Senhora da Saúde na parte baixa da clivada Avenida Senhora da Saúde, que termina no santuário no alto da avenida.

Encontram-se no monte as ruínas do Castro de Laundos, povoado do século II A. C., possivelmente um posto avançado da Cividade de Terroso. No Monte de São Félix foi achado, em 1904, um púcaro com joias dentro, um dos mais importantes achados para a história da joalharia no Nordeste Peninsular.

Refira-se, finalmente, que Laundos possui hoje um dos mais importantes parques industriais da Póvoa de Varzim.

Pin It on Pinterest

Share This