Praça de Touros da Póvoa de Varzim
Praça de Touros da Póvoa de Varzim
Praça de Touros da Póvoa de Varzim

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim é, hoje, uma arena que constitui um importante equipamento público municipal, podendo acolher mais de cinco mil espectadores.

No século XIX, as corridas de touros e espectáculos de cavalos ocorriam dentro da Fortaleza da Póvoa. Foram depois criadas praças de touro algo improvisadas, construídas em madeira, no Campo das Cobras, junto à Rua Santos Minho; ou no Alto de Martim Vaz, no início do século XX, onde o Estádio Gomes de Amorim era também usado como recinto de tourada e espectáculos equestres.

O projecto para uma praça de touros permanente na Póvoa de Varzim só surge durante o Estado Novo por influência de Salvação Barreto, forcado reconhecido, que dirigiu o Casino da Póvoa. A obra, junto ao Alto de Martim Vaz e inaugurada em 1949, é do arquitecto Alfredo Coelho de Magalhães. Finalmente, em 1959, são substituídas as bancadas de madeira por betão pelo Eng. Mário Fernandes da Ponte.

Refira-se, por último, que a Praça de Touros da Póvoa de Varzim é adquirida pela Câmara Municipal em 23 de Maio de 1984, por escritura pública, à Empresa de Recreios da Póvoa de Varzim.

Pin It on Pinterest

Share This