O Mar, Caça e Pesca dos Poveiros
O Mar
Para o Poveiro Quando o Mar Dá, Ninguém Junto Dele é Pobre

OS POVEIROS têm vários mares onde habitualmente caçam e pescam e que vêm do noroeste do Mondego, ao Sul, até ao Mar dos Galegos, Espanha, ao Norte.

Os Lanchões têm três: o Mar da Cartola, o Mar Novo do Sudeste ou Nosso Mar e o Mar da Champana. Por vezes pescam também no Mar dos Galegos, em Espanha. O Mar da Cartola, onde abundam peixes, pescada, goraz e peixes de coiro (cação, peixe-gato, lixa), estende-se desde o Noroeste do Mondego até ao chamado Mar Novo ou Nosso Mar. Tem um único ponto firme de referência, o Monte de Baltar, em Matosinhos. O Mar Novo do Sudeste ou Nosso Mar tem um ponto firme de demarcação em Bastuces, monte rodeado por freguesias de Barcelos e Braga, e vai de Regufe (ponto de divisão entre a Póvoa de Varzim e Vila do Conde) até aos Cinco Montes, em frente a Apúlia e Esposende. Finalmente, o Mar da Champana tem quatro pontos firmes para a sua demarcação Sul/Norte: S. Lemede (monte ao Sul de Esposende), Champana (monte elevado ao Sul do rio Lima), Pargo (monte ao Sul de Caminha) e Coto (perto de Santa Trega, já no Mar de Sueste dos Galegos). É no enfiamento destas marcas que dão ao POVEIRO no mar, o ponto exacto onde deve lançar as suas redes.

Os Rasqueiros do alto, dois: o Mar da Cartola e o Nosso Mar, mas pescando mais terrenhos que as lanchas da Pescada. Os Rasqueiros, que caçam raias, rodovalhos e outras espécies próprias das redes rascas, lançam as suas caças à volta de cabeços de pedra isolados, ao abrigo dos quais vivem os peixes. É também nestas pedras dispersas pelo mar que os Fanequeiros lançam as suas nassas (armadilhas) ou pescam à linha as fanecas e safios da sua especialidade.

Os Barcos de pescar (pescadores à linha) vão além dos planaltos dos mares dos lanchões, ao Profundo (200 a 300 braças do fundo). O pescador de linha não tem marcas para se regular, porque os montes se afundam na água, não se avistando terra.

Os Ticoneiros – pescadores já cansados de 60 a 80 anos – trabalham em mares mais perto da costa, chamados Mares Terrenhos ou à Terra da Pedra. Chamavam-se Ticoneiros aos pescadores POVEIROS que caçavam com redes de ticum, mais leves que as volantes da pescada, mais novas e robustas.

Os Rasqueiros da Pedra e Espinheiros – nas pedras junto à costa a pequena distância da terra.

O Mar, Caça e Pesca dos Poveiros
O Mar, Caça e Pesca dos Poveiros

Pin It on Pinterest

Share This